quarta-feira, 6 de junho de 2012

Obra revela "a comunicação nos passos de João Paulo II"


Impossível esquecer a figura de João Paulo II, presença forte, personalidade que se impunha pelos gestos amáveis. Tudo nele lembrava valores, coragem, retidão, fraternidade, fortaleza no sofrimento, audácia nos empreendimentos eclesiais. Acima de tudo, o mundo inteiro reconhece nele um grande comunicador, acostumado desde a juventude com as artes cênicas, mas sua imagem pública não era fruto de esquemas previstos do marketing. Era ungido nas palavras, olhares, gestos e até no silêncio

Na obra A comunicação nos passos de João Paulo II - Dia Mundial das Comunicações, a jornalista Joana T. Puntel traz as principais linhas de reflexão do pensamento do papa, evidenciando como a comunicação esteve em seu coração. Por 27 anos (de 1979 a 2005), ele semeou uma visão progressista sobre a comunicação e a manifestou em várias ocasiões, especialmente em suas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações e na última Carta Apostólica (“O rápido desenvolvimento no campo das tecnologias”), que escreveu poucos meses antes de sua morte.

 
Um dos grandes méritos de suas mensagens foi acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação através dos tempos, tendo sempre como centralidade a pessoa. Poderíamos dizer que tudo girava em torno do ser humano, por isso, a riqueza e a variedade de temas abordados, a preocupação com a ética, com a mulher, os jovens, os idosos, etc. Além de abrir-se e acompanhar as novas invenções no mundo da comunicação, João Paulo II percebe também sua influência, seu potencial para criar laços de solidariedade, de fraternidade, de união e de paz.
A internet havia chegado. João Paulo II a vê como instrumento necessário para a evangelização. Homem de mente aberta não esconde a preocupação pelo futuro. Contudo, compreende que estamos em nova época e, por isso, estimula e encoraja a usar as novas tecnologias na evangelização e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
 
Título: A comunicação nos passos de João Paulo II - Dia Mundial das Comunicações
Autora: Joana T. Puntel
Editora: Paulinas
Coleção: Comunicação & Religião
Formato: 15,5 x 23,0
200 págs.
Código: 520942
Preço: R$ 17,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário