Arquidiocese de Belém

Arquidiocese de Belém promove o III Encontro Summorum Pontificum

Oportunizar reflexões teológicas sobre a Liturgia e a fé. Este será o objetivo do III Encontro Summorum Pontificum em Belém, que acontece de 23 a 25 de agosto, no Museu de Arte Sacra do Pará/Igreja Santo Alexandre, numa promoção da Arquidiocese de Belém, e organização do Grupo de Estudos Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia Santíssima Trindade.

A programação do evento conta com palestras do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e dos renomados estudiosos, o Bispo auxiliar de Karaganda, Cazaquistão, Dom Athanasius Schneider, e do Pároco de Santa Maria Goreth, em Belém-PA, Padre Carlos Augusto Silva. 

O Encontro atende um chamado do Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “Porta Fidei”, com a qual se proclama o Ano da Fé. “Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver”, afirma o Papa Bento XVI na carta. Para os fiéis, o Santo Padre escreve que o Ano da Fé “será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é ‘a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde emana toda a sua força’”. 

Para participar do III Encontro Summorum Pontificum em Belém, basta acessar o site e obter mais informações: http://tridentina.blog.com/. As inscrições gratuitas.


Ano da Fé 

No dia 11 de outubro último, o Papa Bento XVI, proclamou um Ano da Fé, que terá início a 11 de Outubro de 2012 – no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II -, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, serão comemorados os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo seu predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé.  

SERVIÇO:

III ENCONTRO SUMMORUM PONTIFICUM DE BELÉM
PROGRAMAÇÃO (cont.)
Data: 23, 24 e 25 de agosto de 2012.
Dia 24/08/2012 - 6ª feira
Local: Museu de Arte Sacra do Pará/Santo Alexandre Tema: A Liturgia e o Ano da Fé
19h00 - Palestra Dom Athanasius Schneider – Tema: “Missão no Cazaquistão e Eucaristia”
PROGRAMAÇÃO:
21h00 - Debate
Dia 23/08/2012 - 5ª feira
Dia 25/08/2012 – Sábado
18h30 - Missa de Abertura
09h00 - Palestra Dom Alberto Taveira Corrêa
19h30 - Abertura - Padre Ronaldo Menezes (Pároco da Santíssima Trindade)
20h00 - Palestra Padre Carlos Augusto – Tema:
A Liturgia e o Ano da Fé”
21h00 - Debate
10h00 - Missa de Encerramento


Pastoral Carcerária lança nova logomarca, site e uma rede social

A Pastoral Carcerária, com o objetivo de inaugurar uma nova fase de comunicação para a divulgação de seu trabalho e interação entre suas equipes, está lançando nesta semana nova logomarca, website e rede social.

A logomarca foi inspirada na essência e base dos serviços que a Pastoral presta aos presos do país, alinhada ao seu slogan: “Estive preso e vieste me visitar”. O processo de criação foi acompanhado e aprovado por agentes da Pastoral de todo o Brasil e a logomarca já começa a ser aplicada aos materiais de circulação interna e externa da Pastoral.

O site, disponível pelo endereço www.carceraria.org.br, traz todas as informações sobre a Pastoral Carcerária e oferece diversos conteúdos de apoio, como apostilas e vídeos, voltados não somente às equipes da Pastoral na prestação de assistência religiosa a presos e presas, mas também àqueles que se interessam por temas como direitos humanos e segurança pública. A principal novidade é um sistema de campanhas por meio do qual os visitantes podem participar de abaixo-assinados on-line e petições — a primeira lançada visa a alterar o Projeto de Lei 2442/2011, para dar independência ao Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura. O site está integrado às redes sociais Twitter e Facebook e todo o conteúdo pode ser compartilhado.

A Pastoral Carcerária também está lançando a rede social pcrn.org.br para integrar suas equipes regionais num ambiente colaborativo para a partilha de experiências. Nela é possível conectar-se, sem a necessidade de cadastro, com uma conta pessoal do Facebook, Twitter, Yahoo ou Google e as interações são automaticamente publicadas nessas redes. Os participantes recebem um perfil com blog, acesso multimídia (para vídeos e fotos) e podem interagir nos fóruns, grupos de estudo e chat ao vivo. A coordenação nacional está aos poucos motivando e organizando os participantes para que a rede social se torne sua principal forma de comunicação interna.

Todo o projeto foi desenvolvido com o suporte da empresa Minha Paróquia, que atua no desenvolvimento de tecnologias para a Igreja Católica, e foi coordenado pela assessoria de comunicação da Pastoral Carcerária.

Arquidiocese de Belém celebra São Pedro e São Paulo
         
         Começou na sexta-feira, 22, a Festividade da paróquia São Pedro e São Paulo, à Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá. Missas, procissões, adorações, orações dos santos, vendas de comidas típicas e shows fazem parte das atividades previstas pela coordenação da festa. Com o tema “São Pedro e São Paulo, Autênticos Testemunhas da Fé”, o evento começa sua programação litúrgica com missa, às 19h30, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Tavares Mendes. 

     “O tema da festividade deste ano nos convida a renovarmos em nossos corações a alegria, a beleza, a riqueza, a profundidade e a dinâmica da fé cristã, professada até o limite último da existência pelos dois grandes pilares da Igreja”, explica o pároco da Igreja dedicada aos Santos, padre Adalberto Brandão. Segundo ele, os apóstolos “testemunharam a fé em Cristo ressuscitado com a própria vida”, completa o sacerdote; e deseja: “que o sangue destes dois grandes Mártires seja semente para novos cristãos e reacenda a luz da fé no coração de cada um de nossos paroquianos”.
    Os católicos começaram a participar da festa no sábado, 23, com o terço da alvorada, às 6 horas, para a adoração, às 17h30, seguida de novena em honra a São Pedro e São Paulo, às 19h30, a missa presidida pelo padre Bruno Sechi. No domingo, aconteceram celebrações eucarísticas, às 7 horas, 9 horas e às 19h30. 
    Durante a semana, de 25 a 29 de deste mês, a programação conta com terço da alvorada, às 6 horas, adoração, às 17h30, novena, às 18h30 e missa às 19h30. No sábado, 30, acontece a trasladação das Imagens dos padroeiros, às 20h30. A festa termina no dia 1 de julho, dia dedicado aos apóstolos. A procissão de encerramento, às horas, sai da Igreja de Santa Maria Goretti; em seguida, inicia a missa, presidida pelo padre Roberto Cavalli.

Programação Cultural:

25/06 -  Segunda - Cleide Moraes
26/06 -  Terça - Trama do Samba
27/06 -  Quarta - Beto e Leno
28/06 -  Quinta - Beatles Forever
29/06 -  Sexta -  Grupo Plataphorma / Noite das Bonecas
30/06 -  Sabado - Ministério Filho do Céu 
01/07 -  Domindo - Grupo os Cobras


Arquidiocese de Belém apresentou o Cartaz do Círio 2012

Terminou no dia 30, o mistério envolvendo um dos ícones do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Cartaz da festa mariana deste ano foi apresentado durante missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, à Praça Santuário, às 19h30. A peça publicitária, que tem a função de divulgar o Círio tanto na capital paraense como em outros estados, terá a tiragem de 880 mil exemplares e poderá ser adquirida após a cerimônia religiosa. 

O evento é organizado pela Diretoria da Festa do Círio e desde 2007 passou a ser aberto aos fiéis católicos; antes era realizado apenas com entre os patrocinadores e autoridades convidadas. Como nas edições anteriores, a produção do cartaz do Círio deste ano foi feita pela agência Mendes Comunicação e o fotógrafo escolhido para produzir a imagem principal foi Guy Veloso. 

Para Kleber Vieira, diretor coordenador do Círio deste ano, “o cartaz do Círio é um dos maiores ícones da Festa. Junto com o Livro das Peregrinações, é a peça com maior poder de evangelização”, explica. “Ter o cartaz do Círio na porta de sua casa, na vitrine de sua loja, ou, ainda, em seu escritório, é ter a presença viva de Maria, a mãe de Deus”, completa. 
  
CARTAZ

O primeiro cartaz do Círio foi produzido em 1882, permanecendo e até hoje a tradição. Os fiéis têm o costume de fixar o Cartaz nas fachadas dos prédios, portas das casas e hospitais, entre outros, para prestar homenagem e também pedir bênçãos à Padroeira dos Paraenses.



Dom Teodoro comemora um ano de Sagração como Bispo

 Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “cada Bispo, como vigário de Cristo, tem o encargo pastoral da Igreja particular que lhe foi confiada” (§1560). Há um ano, essa missão foi dada ao Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes,  celebrou um ano de sagração como Bispo. Para comemorar esse aniversário, a Arquidiocese de Belém programou, ontem, 08, missa na Basílica Santuário de Nazaré, às 18 horas. Na ocasião, foi lançado o livro e o DVD: “Sermão das Sete Palavras”, contendo as reflexões das últimas palavras de Jesus no calvário, feitas pelo Bispo na Sexta-Feira Santa deste ano, 6 de abril.

Sobre seu aniversário de ordenação, o Bispo Auxiliar diz: “a emoção é grande, forte e inefável, porque me faz lembrar muitas pessoas e momentos tão felizes quanto inolvidáveis que vivi, especialmente na ocasião da minha ordenação episcopal em Cabo Verde, junto com a minha família, amigos e milhares de pessoas que lá estavam, inclusive muitas daqui, de diferentes lugares do Brasil e de outros países”, reflete.

“Há um ano, estávamos acompanhando sua ordenação episcopal, que aconteceu na Cidade de Praia, capital da República de Cabo Verde. Hoje, ele (Dom Teodoro) mostra um grande zelo pelos fiéis de nossa Arquidiocese”, reflete o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Bispo Auxiliar, o Arcebispo de Belém avalia: “foram 365 dias de um grande presente à nossa arquidiocese. Dou graças a Deus pelo testemunho, pela convivência, pela presença, pela capacidade e pelo zelo apostólico de Dom Teodoro. Seus trabalhos contribuem muito para nossa Arquidiocese”, reflete.

O estudante e paroquiano da Basílica Santuário de Nazaré, José Aguiar Cardoso, de 25 anos, diz que as homilias de Dom Teodoro lhe ajudam na caminhada como católico. “Suas reflexões me fazem refletir muito sobre algumas particularidades de nossa Igreja e me permitem descobrir como é ser um jovem católico no mundo de hoje”, revela. “Além disso, sua formação acadêmica é excelente e possui também experiência com trabalhos fora do Brasil”, completa.

DOM TEODORO

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares, 47 anos, nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, em 7 de janeiro de 1964. Ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984 e foi a Portugal continuar a formação religiosa e acadêmica, para o ministério ordenado.

Em 1985, fez o noviciado e, em 1986, a primeira profissão religiosa, mesmo ano em que cursou Filosofia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Logo após, em 1988, fez Teologia e Licenciatura em Lisboa. A profissão perpétua veio em 1989.

Foi ordenado presbítero em Cabo Verde, em 11 de julho de 1993. Entre 1992 e 1994, cursou pós-graduação sobre Desenvolvimento e Mestrado sobre Ecumenismo, na Universidade de Dublin, na Irlanda. Em 1994 veio pela primeira vez ao Brasil para Missão na Amazônia.



Santo Antônio de Lisboa em campanha 




A história da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, localizada no bairro Batista Campos, no centro de Belém, remonta desde a década de 50, quando funcionava como um local de representação da Congregação dos Padres Franciscanos Menores que atuavam na região do Tapajós, responsáveis por transformar, anos mais tarde, o espaço em paróquia. A ideia da aquisição de um terreno que pudesse abrigar representantes da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, em Belém, surgiu do então responsável pelos frades na região, Frei Tadeu Prost, em 1957. A construção da Capela Santo Antônio de Lisboa veio dois anos depois.

O atual Vigário Paroquial, Frei John of God, conta que “ao chegarem a Belém, os frades que trabalhavam na Prelazia de Santarém sentiram necessidade de um lugar para facilitar o recebimento dos materiais vindos do exterior e que também servisse de moradia para os freis que estivessem de passagem por Belém. Os frades depois ergueram a capela e Frei Tadeu, mais tarde, foi sagrado Bispo Auxiliar de Belém”, explica.

Dez anos depois, a capela foi elevada à condição de Paróquia, dedicada a Santo Antônio de Lisboa, em março de 1969. Até aqui, soma uma marcante história de atividades junto à comunidade em diversos movimentos e pastorais, além de projetos sociais. Hoje, sob responsabilidade do novo Pároco, Frei Edilson Rocha, e do vigário, Frei Jhon, a comunidade conta também com outros religiosos: Frei Alexandre Dowey, Frei Nestor Windolph, e Pe. Wender da Silva.

A Paróquia conta com quatro comundades e oito áreas de atuação pastoral: Centão, São Lourenço, Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São Benedito, Santa Clara, São José Operário e São Francisco. “Cada pastoral é composta por um determinado grupo de leigos que constituem as equipes de serviço, que são responsáveis pela evangelização e promoção da dignidade da pessoa humana”, conta o vigário.

De 1998 a 2000, a matriz passou por uma ampliação, com a implantação de novos espaços e vitrais que ilustram a vida e os milagres do padroeiro da paróquia. A igreja ficou conhecida como uma das primeiras a ser climatizada em Belém. “Após a ampliação a capela passou a ter capacidade para 450 pessoas sentadas, o que gerou um aumento de fiéis nas celebrações”, disse o vigário.

A festividade da paróquia acontecerá nos primeiros quinze dias do mês de junho e este ano terá como tema “Santo Antônio, saúde e conversão”, que faz lembrar a Campanha da Fraternidade. Durante os dias de programação serão realizadas novenas e missas, a partir do dia 1°, culminando com uma grande procissão no dia dedicado ao padroeiro (13). Segundo o vigário, os preparativos já estão em fase de conclusão.

Projetos Sociais - Entre os diversos projetos sociais desenvolvidos pela paróquia está o reforço escolar, cursos de musicalização, pintura, alfabetização de jovens e adultos, além da distribuição de sopa, entre outros.

Atualmente, a paróquia trabalha na campanha “A Fé que Constrói”, que visa dar continuidade à arrecadação dos recursos para a conclusão da futura Matriz, onde atualmente está localizada a comunidade Centrão, na Rua Fernando Guilhon. A construção foi iniciada ainda na década de 1970. “O Centrão é o lugar onde reunimos, em fraternidade cristã, as duas realidades de nossa paróquia: desde os moradores da baixada, até os da praça. Lá, realizamos nossas celebrações eucarísticas, o Arraial de Santo Antônio, bailes e os festejos da paróquia”, acrescenta o vigário.

Campanha

Os interessados em ajudar na campanha devem procurar a secretaria da paróquia e realizar um cadastro para receber mensalmente um boleto bancário e efeturar a contribuição no valor desejado. As doações também podem ser anônimas.
Ao término da obra cada pilar receberá o nome do participante que efetuou a doação para a campanha, através de uma plaqueta que será fixada no local como reconhecimento pela generosidade.



Diretoria do Círio lança Realizador Oficial


lém do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém, em 2012 o Círio de Nazaré terá um Realizador da iniciativa de privada. O projeto pioneiro será lançado nesta quinta-feira, 29, na Casa de Plácido - espaço construído para acolher os romeiros do Círio - durante um coquetel, a partir das 19 horas. Na ocasião, também será divulgado o projeto Patrocinador e Apoiador Oficial para a festividade deste ano.


Criado em 2003, o “Patrocinador Oficial do Círio” objetiva a captação de recursos para a realização do Círio e para manter vivas as atividades das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré. Em 2012, segundo o diretor coordenador do Círio, Kleber Vieira, a novidade é o Projeto Realizador Oficial, voltado para a iniciativa privada. “Nós já tínhamos o poder público como Realizadores e, a partir deste ano, vamos disponibilizar uma cota para uma instituição particular. Um única empresa poderá participar nessa categoria”, explica.




No caso dos patrocinadores e apoiadores, a expectativa da organização do Círio é chegar ao número de 20 e 30, respectivamente. Entre as obras sociais beneficiadas com o projeto estão as comunidades São Brás, Santo Antônio Maria Zaccaria e Sagrada Família, além das creches Cantinho São Rafael e Sorena. “A empresa que investe no Círio também está investindo em responsabilidade social”, afirma Kleber Vieira.

O Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo de outubro, é considerado a maior festa religiosa do mundo e já foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os realizadores, patrocinadores e apoiadores do Círio têm, como contrapartida, as marcas ligadas diretamente à Festa.

Durante o coquetel, o projeto será apresentado aos convidados e ainda será exibido um vídeo, que mostra a aplicação dos recursos captados. Estarão presentes o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, os Diretores da Festa de Nazaré, o clero da Paróquia de Nazaré e representantes de empresas interessadas, além das já confirmadas como Patrocinador Oficial. São eles: Assemb, Belágua, Clínica Som Diagnóstico, Delta Gráfica e Editora, Dufry, Hospital Porto Dias, Oi, Unama, Unimed Belém e Vale.

Desde 2009, outras empresas também podem participar com uma cota menor, são os chamados apoiadores. Em 2012, já confirmaram: Abelhuda, Antonio Pereira Advocacia, Ckom Engenharia, Estação Gourmet, Henvil, Imerys, Inneuro, Livraria Somensi, Logus Turismo, Morais Veículos, Posto Pará Vip, Talian, Transcidade (Cidade Limpa), Para Pigmentos e Uniodonto.








Círios do mês de novembro
 
Padre Francisco das Chagas convida para o Círio de Nossa Senhora da Conceição
Continua a programação dos Círios do mês de novembro. Desta vez, a festa mariana acontece nos distritos de Icoaraci, de Mosqueiro e no município de São Miguel do Guamá. Milhares de devotos da mãe de Jesus devem participar desses três momentos marianos. Procissões, shows católicos, queima de fogos de artifícios, orações, missas e pregações fazem parte da programação religiosa.

O Círio de Nossa Senhora das Graças promete aproximar os féis dos ensinamentos de Deus. Com o tema “Maria, Mãe do verbo de Deus e Mãe na Fé”, a festa do distrito de Icoaraci começa cedo, com missa, às 7 horas, na Capela de São Sebastião. Em seguida, os devotos da Mãe de Jesus sairão em procissão em direção à paróquia de São Sebastião e Nossa Senhora das Graças. Após a romaria, haverá uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Côrrea.

A festa religiosa no distrito encerra no dia 12 de dezembro, com procissão do Recírio. A celebração eucarística deste dia será às 19h30, presidida pelo padre Agostinho, pároco da igreja de São Sebastião e Nossa Senhora das Graças.

O Círio da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Mosqueiro, também realizará procissão mariana. A romaria sai da Comunidade Santa Rita de Cássia, no Carananduba, logo após a realização de uma celebração eucarística. Já os amantes de músicas animadas católicas poderão conferir os hits da banda Trio Cristo Dance. Este ano, a festa tem como tema: “Com Maria enraizados na fé em Cristo” e busca, dentre outras coisas, motivar jovens e adultos para a construção do novo templo religioso da comunidade católica.

A programação encerra no dia dedicado a padroeira, 8 de dezembro, com o Santo Ofício, às 7 horas, seguido de missa. Às 12 horas, haverá uma novena de bênção da Imaculada Conceição. A celebração solene será às 19 horas.

Já a festa nazarena do município de São Miguel do Guamá também será um espetáculo de fé. Cerca 80 mil fiéis devem participar do momento religioso. A festa surgiu na década de 60 e foi instituída pelo padre Ângelo Maria de Bernardes e acontece no ultimo domingo de novembro, depois de celebrada a missa, tem início à romaria pelas principais ruas da cidade, com os elementos que compõe ícones, como corda, os carros dos anjos e dos milagres, a berlinda e a tradicional queima de fogos.

______________________________________



“Palavra de Deus, fonte de comunicação”. Este é o tema da palestra do padre Cláudio Pighin, que acontece no dia 26 de novembro, na capela do Colégio Nazaré, localizado no bairro de Nazaré. O evento é promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom), da Arquidiocese de Belém, e faz parte do calendário de atividades que a Igreja realiza para animar comunicadores sociais. A atividade religiosa fará uma reflexão sobre os gestos da comunicação humana a partir da experiência contada na Bíblia.
Desde o ano passado, por determinação do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Côrrea, a arquidiocese quis incentivar o trabalho de animação da Pascom nas paróquias e comunidades. O padre Cláudio Pighin, que é missionário do Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (Pime), foi convidado a coordenar a animação da Pascom e é formado na área do jornalismo, com mestrado em missiologia e doutor em teologia.
A coordenação já realizou várias reuniões para articular e discutir o planejamento da Pastoral, traçar metas e viabilizar projetos para as paróquias que necessitam do serviço. A palestra do dia 26, início do advento, é uma forma de oportunizar um momento de formação e espiritualidade aos comunicadores que atuam nas equipes. O evento não está restrito apenas aos paroquianos. Qualquer pessoa interessada em comunicação pode participar do encontro.
Serviço:
Palestra “Palavra de Deus, fonte de comunicação”
Data: 26 de novembro (sábado)
Hora: 16 horas
Local: capela do Colégio Nazaré
ENTRADA FRANCA

 ______________________________________

Kléber Vieira é o novo coordenador do Círio


O Círio 2012 terá um novo coordenador: Kléber Vieira. O anúncio foi feito pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, durante a cerimônia de encerramento do Círio 2011, no domingo, 23.

Já na segunda-feira, 24, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória e, logo depois, começou a última das romarias oficiais, o Recírio. No mesmo dia, a Diretoria da Festa de Nazaré, a Arquidiocese de Belém e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio - Econômicos (Dieese/PA) concederam entrevista coletiva para falar sobre o balanço do Círio 2011.

Na coletiva, coordenada por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, foram  divulgados os números relativos à festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Todas as romarias aconteceram conforme o planejamento e as expectativas foram superadas. A evangelização, a organização e a segurança foram provas do sucesso dessa grande festa. O Círio também, mais uma vez, trouxe uma grande contribuição para a Economia de todo o Estado, sem contar com a exposição positiva do Pará na mídia local, nacional e internacional.

Oficialmente, as festividades nazarenas do Círio 2011, em Belém, começaram com a missa do Mandato, que esse ano contou com a participação de cerca de três mil fieis. A Imagem Peregrina visitou aproximadamente 110 mil lares paraenses e cerca de 200 empresas, repartições públicas e privadas, etc., em Romarias que antecederam o Círio. A Imagem também visitou cinco Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

Para Cesar Neves, diretor coordenador da Diretoria da Festa, a sensação é de dever cumprido. "Encerramos com muita emoção, fé renovada e o sentimento de dever cumprid", disse ele. Kléber Vieira, que assumirá a coordenação no biênio 2012/2013, ressalta que o senso de responsabilidade só aumenta. "Vamos trabalhar para fazer sempre melhor. Este ano nos referimos a esse Círio como o 'Círio dos Círios', ano que vem devemos estar preparados para mais vitórias", revelou ele.

As analises de custos efetuadas pelo DIEESE/PA, em conjunto com a Diretoria da Festa de Nazaré, mostram que o CÍRIO 2011 foi o mais caro da história. O custo foi de R$2,49 milhões, que representa um crescimento de 13,92% em relação ao Círio 2010. Aliados a este valor, a Diretoria da Festa proporcionou alguns presentes, como a reforma da Concha Acústica da Praça Santuário e o reparo no Órgão da Basílica.

Para D. Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, esse Círio foi marcado pela evangelização. "Milhões de pessoas participaram deste evento, milhares de casas e empresas foram visitadas. Em 2012 não podemos fazer um Círio menor que esse", finalizou.

Nova coordenação: Kléber Vieira foi indicado por César Neves e escolhido por Dom Alberto Taveira como o coordenador do Círio para o biênio 2012/2013. No dia 28 de novembro haverá a dissolução da atual diretoria e, no dia 09 de dezembro, os novos diretores do Círio tomarão posse. Kléber Vieira faz parte da Diretoria da Festa desde 2003, quando fazia parte da diretoria de decoração. Porém, desde 2004 integra a diretoria de procissões, da qual é responsável desde 2007.

 

______________________________________

Papa recebe bispos recém-nomeados em Castel Gandolfo


"A importância do acolhimento dos carismas extraordinários e ordinários na missão do bispo" foi o tema do discurso do Papa Bento XVI feito hoje no encontro anual com os bispos recém-nomeados, participantes do curso promovido pela Congregação para os Bispos. O pontífice recebeu cerca de 120 bispos no Pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

No início de sua prédica aos prelados, o Santo Padre disse que o bispo "não é um homem só, mas Pastor e Bispo das nossas almas", cujo objetivo e a missão é "fazer viver o sacerdócio dos fiéis". E esta missão, destacou o Santo Padre, impõe a todo bispo "vigiar e operar para que os batizados possam crescer na graça e conforme os carismas que o Espírito Santo suscita em seus corações e na comunidade".

Bento XVI recordou ainda em seu discurso a importância do Sacramento do Batismo: a "filiação divina que é a raíz e a fonte de todos os outros dons carismáticos", destacou o pontífice e continou: "Sejam esses dons extraordinários ou simples e humildes, mas sempre dados gratuitamente para a edificação de todos". Conforme o Santo Padre, é o bispo que "tem o dever de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade eclesial, favorecendo a reciprocidade entre o sacerdócio batismal, porque nenhum carisma é dispensado do referimento e da submissão aos Pastores da Igreja".

O curso para os bispos recém-nomeados acontece todos os anos no início do mês de setembro, no Vaticano, e reúne todos os bispos do mundo que durante o ano foram nomeados e ordenados. Estando  presente o nosso Bispo  Auxiliar Dom Teodoro Tavares.


_____________________________________________


Belém vai à missão


O Projeto Igreja Belém em Missão foi lançado, no dia 9, com objetivo de fazer com que a Palavra seja conhecida, amada e vivenciada por todos. Além de ser uma preparação para o XVII Congresso Eucarístico Nacional e a comemoração dos 400 anos da fundação da capital paraense, ambos em 2016. Em comunhão com a dimensão missionária continental apresentada na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em 2007, o projeto busca "confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários" (Documento de Aparecida).

Para monsenhor Raimundo Possidônio, até 2015, a meta é "evangelizar a cidade de Belém e prepará-la para os 400 anos de evangelização de Belém". "Nós vamos fazer isso dando vários passos. Um trabalho capilar de evangelização, que nós chamamos também de porta-a-porta, rua-a-rua, pra levar e transmitir a Boa Nova do evangelho às pessoas e formar comunidades nas regiões onde não existe a presença da Igreja Católica, onde ela é rarefeita", explica.

Dois encontros de formação já foram realizados na Arquidiocese de Belém, com cerca de 600 missionários, em agosto e novembro. O próximo será um retiro espiritual nos dias 19 e 20 de março e o objetivo é duplicar o número de enviados à missão. Segundo o sacerdote "cada grupo missionário tem que escolher uma área de atuação para o projeto, na paróquia ou na cidade de Belém. Neste momento eles estão nessas áreas para conhecer melhor, conhecer as pessoas. E, ao mesmo tempo, eles estão com outra tarefa que é envolver toda a paróquia, o pároco, conselho pastoral e as pastorais neste trabalho".

Monsenhor Possidônio esclarece que o projeto Igreja Belém em Missão é realizável graças ao empenho e dedicação do laicato: "Sem o leigo não há trabalho pastoral, não há trabalho missionário, não há trabalho de Igreja. A função do pároco é ser o incentivador, o animador, que integra que articula, mas quem faz o trabalho missionário é o leigo. O leigo é de fundamental importância para que se faça, deste Belém em Missão, um projeto que realmente prepare a Arquidiocese para as celebrações jubilares de 2016".




_____________________________________________ 

 

 Arquidiocese de Belém do Pará

A Arquidiocese de Belém do Pará (Archidioecesis Belemensis de Pará) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da Província Eclesiástica de Belém do Pará. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade de Belém, no Estado do Pará.

Histórico

A Diocese de Belém do Pará (Dioecesis Belemensis de Para) foi ereta canonicamente pelo Papa Clemente XI, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.
            A diocese foi elevada à dignidade de arquidiocese e sé metropolitana a 1º de maio de 1906 por São Pio X, com a bula Sempiternum Humani Generis, juntamente com a Diocese de Mariana, precedidas somente pelas de São Salvador da Bahia (1551), e de São Sebastião do Rio de Janeiro (1575).

Demografia e paróquias

            Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 2,1 milhões de habitantes, com 82% de católicos. O território da diocese é de 2.082 km.2, organizado em 57 paróquias.
            A arquidiocese abrange os seguintes municípios: Belém, Ananindeua, Benevides, Bujaru, Marituba e Santa Bárbara do Pará e Distrito de Mosqueiro.
             E está dividida em 6 Regiões Episcopais, sendo:
      - Menino Deus, Sant'Ana, Santa CruzSanta Maria GorettiSão João Batista e São Vicente de Paulo.
             

Bispos e arcebispos


Nome
Período
Notas
Arcebispos
10º
2009 - atualidade
Nomeado no dia 30.12.2009[1].
Foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro.
Arcebispo emérito. Renunciou por limite de idade.
Renunciou por limite de idade.
Foi nomeado arcebispo coadjutor de Salvador.
Foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro.
Foi nomeado arcebispo de Fortaleza.
Renunciou.
Foi nomeado arcebispo de Maceió.
Renunciou, e foi nomeado bispo de São Carlos.
Bispos

2011 - atualidade
Bispo auxiliar[2]

Bispo auxiliar. Foi nomeado 1º bispo de Castanhal.

Bispo auxiliar. Renunciou por limite de idade.

Bispo auxiliar. Foi nomeado prelado coadjutor de Marabá.

Bispo auxiliar. Foi nomeado bispo de Garanhuns.
13º
Renunciou, recebeu o título pessoal de arcebispo.
12º
Foi nomeado bispo de Alagoas.
11º
Foi nomeado arcebispo de Salvador.
10º
Foi nomeado arcebispo de Salvador.
Renunciou.
Faleceu.
Faleceu.
17821790
Foi nomeado arcebispo de Braga.
Faleceu.
Renunciou por ordem régia.
Foi nomeado bispo de Leiria.
Renunciou.
Faleceu.




          Este espaço será destinado as paróquias e aos seus paróquianos, assim nós poderemos de fato ter uma relação mais próxima com as comunidades.