quarta-feira, 6 de junho de 2012

Obra discute "humor e riso na cultura midiática"


Embora, em sua trajetória, o humor tenha sido criticado e censurado, não deixou de estar presente em produções culturais a exemplo do teatro e da literatura, das festas populares e da música.

O riso é um fenômeno social e humano. Como um fenômeno tipicamente humano, o riso e o humor manifestam-se na cultura. E como um fenômeno social, na contemporaneidade de uma sociedade midiatizada, o riso e o humor manifestam-se na mídia. É nessa perspectiva que ‘trabalha’ a obra Humor e riso na cultura midiática - Variações e permanências, mais um lançamento de Paulinas Editora.
 
Organizada em nove capítulos pelos professores Roberto Elísio dos Santos e Regina Rossetti, pesquisadores do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a obra aborda o humor e o riso nos vários campos da comunicação: jornalismo, publicidade, televisão, cinema, rádio, além de falar do humor na caricatura, na charge, na história em quadrinhos, na crônica, na imagem, nos sitcoms, no cinema e na música popular brasileira.
 
A abordagem do humor nas diversas mídias é precedida por um capítulo teórico no qual é apresentada a maneira como diferentes pensadores, ao longo mais de dois milênios, refletiram sobre o humor e o riso, e como o teatro e a literatura e, depois, a cultura midiática empregaram e empregam formas cômicas. É de um difícil lugar, uma ponte instável entre o consciente e o inconsciente, entre o distanciamento e a proximidade, entre a tristeza e a alegria, que os articulistas tiveram a coragem de se colocar e assumir a tarefa de desvendar os mistérios do riso e de suas representações.
 
Título: Humor e riso na cultura midiática - Variações e permanências
Orgs.: Roberto Elísio dos Santos e Regina Rossetti
Coleção: Comunicação em pauta
Formato: 15,5 x 23,0
224 págs.
Código: 520950
ISBN: 9788535631067
Preço: R$ 23,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário