sexta-feira, 15 de junho de 2012

Paulinas celebram 97 anos



 Dia 15 de junho de 1915 teve início, em Alba, Itália, o Laboratório feminino, ou seja, oficina de costura para moças, que, segundo um relatório entregue ao bispo, tinha "por finalidade ensinar trabalhos femininos às jovens, instruir e formar boas catequistas". Este era o nucleo das futuras Filhas de São Paulo (Paulinas).

No dia 27 deste mesmo mês, Teresa Merlo, de Castagnito, passou a fazer parte do grupo. Ela diz: "Quando vi o senhor Teólogo (padre Tiago Alberione) pela primeira vez, e ele me falou sobre a nova Instituição de Filhas que viveriam como Irmãs, fui tomada de súbito entusiasmo". Tecla (nome dado a Teresa) foi a primeira Filha de São Paulo.

As jovens que faziam parte do grupo do Laboratório feminino eram todas associadas à Liga Catequética da Paróquia São Damião. Lá frequentavam a Missa de manhã e faziam a Visita ao Santíssimo Sacramento, lá faziam as confissões e ouiam as conferências do pároco, Cônego Chiesa.

No início, a missão consistia em compor e produzir, na gráfica, textos que depois eram disponibilizados numa pequena livraria.

Em 1918, receberam o primeiro apelo missionário do próprio fundador, o bem-aventurado Alberione: "Deus lhes oferece uma excelente ocasião para fazer o bem. Trata-se de assumir um jornal diocesano, dirigi-lo, compô-lo e imprimi-lo, e tudo isto em Susa". "Como fazê-lo?", perguntaram. Só uma delas, Emília, sabia compor. Alberione respondeu: "Vocês vão à Escola Tipográfica e aprendam, e Deus, Nossa Senhora e São Paulo as ajudarão".
Assim, partiram para Susa, no dia 22 de dezembro de 1918. Eram cinco, sendo três adolescentes.

O jornal "La Valsusa", publicação suspensa há três anos, deveria reiniciar sua publicação no dia 1o. de janeiro de 1919. Reiniciou-se a publicação e a tiragem foi aumentando. O trabalho tipográfico também se desenvolveu. A nova tipografia recebeu o nome de São Paulo para a alegria de todas. Em alguns meses, outras jovens passaram a fazer parte do grupo e a pequena família atingiu o número do colégio apostólico: 12.

As Filhas de São Paulo tiveram assim uma origem humilde e escondida. Surgiram sem nome, sem casa, sem que ninguém as notasse. O grão de mostarda é também uma das menores sementes.

Hoje, Paulinas celebram 97 anos da Fundação, daquele início discreto e humilde, em 52 nações, nos cinco continentes.

A vida das Filhas de São Paulo pode ser definida como uma vida para o Evangelho.
Se o pão é muito importante para fornecer alimento e garantir uma vida digna para todos, é igualmente urgente partilhar o pão do Evangelho, para saciar a fome de verdade e de Deus em cada pessoa.

Alberione convidava a concentrar a missão na Palavra de Deus, e abria-se a todas as formas de comunicação quando dizia: "não só falar sobre religião, mas falar de tudo, cristãmente." Assim, Paulinas buscam sempre novos caminhos para o Evangelho ser comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário