segunda-feira, 30 de abril de 2012

A volta da magia dos contos de fada em "O livro de Lola"


Enquanto a avó bordava, Lola começou a escrever. Tinha uma história pra contar, mesmo que as pessoas nunca acreditassem que aquilo pudesse ter acontecido. Mas historias não são mesmo para se acreditar.

Com um toque onírico e construído sob traços do fantástico, O livro de Lola nos lembra, de um modo avesso, passagens dos contos Branca de Neve, Cachinhos dourados e Alice no país das maravilhas. A narrativa é sobre Maria Júlia, avó de Lola, que já não conseguia mais continuar no seu ofício de bordadeira, porque ficara cega. Sem dinheiro, pouca comida e a casa deteriorada, avó e neta pegaram uma estrada, margeada por um córrego quase morto, que outrora fora um rio vivo, em busca da água milagrosa que curasse a cegueira de Maria Júlia.
Por que Livro de Lola? Porque a menina consegue, com a ajuda do sobrenatural (sapatos mágicos, ovo de vidro, magos e peixe-bruxo), duas gotas da água mágica para curar sua avó da cegueira. Porque as duas voltam para casa e a avó retoma seu ofício de bordadeira e Lola resolve escrever um livro para contar uma história que poucos acreditariam.
 
O livro de Lola traz conteúdo original, que explora o simbolismo do mundo fantástico e do maravilhoso, em uma linguagem renovada. Lino de Albergaria, com seu talento, eleva ao máximo a fantasia para narrar coisas do mundo real e do mundo imaginário, em que um interferindo no outro constrói metáforas para serem decifradas por aqueles que reconhecem a vida mais do que um labirinto, e sim como uma oportunidade de se fazer uma bela viagem. Bordadas com esmero, as ilustrações de Thais de Linhares revelam um pouco da magia das tardes na varanda admirando o pôr do sol na serra e as belezuras de tricô e crochê de uma avó que amava os livros.

Título: O livro de Lola
Autor: Lino de Albergaria 
Ilustradora: Thais Linhares
Coleção: Contos no ponto – série Além do conto
Formato: 13,5 x 20,0
136 págs.
Código: 519375
Preço: R$ 31,40


Nenhum comentário:

Postar um comentário