segunda-feira, 2 de abril de 2012

Duas meninas revelam, em livro, a arte do encontro entre as diferenças

Distante de intenções panfletárias, Eva confirma que a vida é mesmo "a arte dos encontros, mesmo que haja tantos desencontros".

O mesmo nome: Eva. Uma está em Moçambique; outra, em Portugal. Vindas de lados diferentes do livro, as duas contam seu cotidiano: brincadeiras, amigos, alimentação, escola, costumes, moradia... Situações iguais pontuam as diferenças, mas não impedem o encontro das duas em um lugar comum: a televisão.
A obra Eva é o primeiro livro da série Poka Pokani, da coleção Além-Mar, parte integrante de um projeto artístico de intervenção comunitária cuja criação se baseia em histórias pessoais, originárias de países de língua portuguesa e outros. Resulta do trabalho de pesquisa em um campo de refugiados em Moçambique, onde a artista portuguesa Margarida Botelho, com o apoio da UNESCO, morou por um ano. É a história documental de duas culturas que poderão ter mais coisas em comum do que à primeira vista se imagina.
Também como ilustradora, Margarida desenvolveu um projeto gráfico diferente. Nas páginas quádruplas centrais, criou um jogo e, ali, promove um encontro das nações representadas por suas crianças. Mesmo colocando frente a frente realidades socialmente tão diferentes, a artista abstém-se de qualquer julgamento. Distante de intenções panfletárias, ela quis, mais uma vez, celebrar as diferenças, confirmando que a vida é mesmo “a arte dos encontros, mesmo em meio a tantos desencontros”.
 


Título: Eva
Autora/ilustradora: Margarida Botelho
Editora:
Paulinas
Coleção:
Além-mar – série Poka Pokani
Formato:
30,0 x 21,0
36 págs.
Código
: 520241
Preço:
R$ 38,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário