terça-feira, 27 de março de 2012

Um livro para entender, celebrar e bem viver a Eucaristia

Vinte anos de promoção intensa da vida litúrgica na Igreja por parte do padre José Raimundo de Melo renderam uma obra indispensável para quem almeja aprofundar conhecimentos e desenvolver pleno amor pelo supremo mistério da Eucaristia.


A obra A missa e suas partes - Para celebrar e viver a Eucaristia, que chega por Paulinas, possui, assim, as marcas do nosso povo que, com suas questões, seu entusiasmo e intenso desejo de se aperfeiçoar na arte litúrgica, enche os auditórios para ouvir as conferências do autor. Não deixa, porém, de plantar-se na nova noção de liturgia e sacramento oferecida pelo Concílio Vaticano II à Igreja de nossos tempos. Sempre que possível, enfoca o sentido litúrgico e estabelece o percurso histórico do rito, evidenciando o novo significado dado pelo Concílio.
Melo não deixa o leitor inerte. Com discrição, o faz avançar até um conhecimento adulto das coisas da Igreja. As várias partições da Eucaristia, começando pelos ritos de ingresso, passando pelas liturgias da Palavra e eucarística até os ritos finais e pelo apelo à missão no mundo, são aqui metodologicamente apresentadas. Em seguida, discorre sobre a organização do ambiente para a Missa. Aí, são enfocados temas que importam diretamente à comunidade celebrante, entre eles a questão da linguagem dos gestos e dos símbolos na liturgia, as vestes e os objetos, o incenso e seu uso na celebração e o tema nem sempre bem compreendido por todos sobre as imagens postas à veneração dos fiéis. Todo o conjunto conclui-se com a apresentação dos vários ministérios que se fazem presentes e atuantes na liturgia eucarística.
Título: A missa e suas partes - Para celebrar e viver a EucaristiaAutor: José Raimundo de Melo
Coleção: Jesus Mestre
Formato: 16,0 x 23,0
Páginas: 152
Código: 520098
Preço: R$ 17,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário