quarta-feira, 28 de março de 2012

Família e escola: juntas na prevenção das dependências

O autor é taxativo: a melhor forma de educar é dar bons exemplos.


Tratar um vício e suas consequências é possível, mas exige alto empenho pessoal e financeiro. Muitas substâncias podem transformar-se em situações de risco para os adolescentes: cigarro, álcool, drogas ilícitas e até mesmo medicamentos atuam quimicamente sobre o cérebro, afetando o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção. A partir da tese de que ‘é melhor prevenir do que remediar’, especialista em pedagogia e bioética, Antonello Vanni lança por Paulinas a obra Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadores.
Com muitas referências e fundamentação em pesquisas recentes, o autor é firme nas suas afirmações e na descrição das consequências psicofísicas do consumo de substâncias lícitas ou ilícitas, bem como do uso imoderado da tecnologia. Recheado de conselhos e sugestões para a implantação de programas eficientes de prevenção, o texto traz dicas que ajudam os responsáveis a perceberem se há algo errado com os adolescentes e a enfrentarem as dificuldades de comunicação entre as gerações e os dilemas de conciliar responsabilidade e liberdade, a lidar com a influência de outras forças e pessoas. Vanni relembra sempre que a melhor forma de educar é através de bons exemplos.
Ao final, o livro traz referências, nacionais e do exterior, de diversos serviços de informação e assistência na área de combate e tratamento de dependência. Os testemunhos de pais e educadores que já tiveram a oportunidade de ler o livro no idioma original classificam-no como excelente, “repleto de conselhos úteis e de detalhes técnicos, com soluções e conselhos práticos, um texto acessível a qualquer leitor, que evidencia a importância da família e da escola na prevenção das dependências”.

Título: Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadoresAutor: Antonello Vanni
Editora: Paulinas
Coleção: Psicologia familiar
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 312
Cód.: 519197
Preço: R$ 26,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário