sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ESPECIAL CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - ROMARIAS E PROCISSÕES PARTE II

Cicloromaria

 
A Cicloromaria é a procissão mais nova de todas, surgiu em 2004, após pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e Associação dos Ciclistas de Icoaraci. Acontece sempre no sábado posterior à Festa do Círio, às 8 horas da manhã. Todos os anos, o trajeto a ser percorrido é diferente, sendo definido dois meses antes do Círio.

Romaria da Juventude

   
A Romaria da Juventude surgiu em 2001. Ela é, geralmente, realizada  na tarde do sábado posterior ao Círio.  Essa é a vez dos jovens homenagearem a Virgem de Nazaré. A procissão é animada por um Trio Elétrico. Este é o momento em que várias comunidades jovens se encontram, fazendo da Romaria da Juventude uma das mais animadas. A organização desta procissão é feita pela Basílica Santuário de Nazaré e Catequeses das Paróquias. A Romaria da Juventude é considerada uma forma de integrar todas as paróquias em torno da realização da festa.

Romaria das Crianças

  
No primeiro domingo após o Círio de Nazaré, é a vez das crianças irem às ruas prestar suas homenagens a Nossa Senhora. A Romaria, criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos, começa às 8 horas da manhã, saindo da Praça Santuário e percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré, em Belém.

   O primeiro Círio das Crianças foi realizado em 1990. A procissão já é considerada como a terceira maior das 11 procissões que são realizadas durante a Festa Nazarena.

   Além da Berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, durante a Romaria das Crianças há ainda o carro dos milagres e os carros dos anjos.

Procissão da Festa

  
A Procissão da Festa é a terceira romaria mais antiga, depois do Círio e da Trasladação. O primeiro registro dessa procissão é do ano de 1881. A procissão é acompanhada pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que fazem parte da Basílica Santuário. É a romaria realizada na manhã do segundo domingo após o Círio, saindo às 8 horas da Praça Santuário, depois da celebração de uma missa. A Procissão da Festa é organizada pelas próprias comunidades ligadas à Basílica e percorre as ruas do Bairro de Nazaré, num trajeto de 2,8 km. Todo ano, uma das comunidades é prestigiada pela procissão. O percurso é definido pelo pároco da Basílica e de acordo com a localidade da comunidade contemplada.

Recírio

   
O Recírio é o momento que encerra toda a Festividade Nazarena. É quando os paraenses se despedem da Rainha da Amazônia. A procissão do Recírio acontece 15 dias após a grande procissão de domingo, numa segunda-feira.
  
   A procissão começa após uma missa campal, realizada na Praça Santuário às 6h. Às 07h, a imagem da Virgem de Nazaré é conduzida num percurso de 250 metros, em direção à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. Durante o trajeto, a procissão faz o contorno na Praça Santuário, segue pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar ao Colégio Gentil. Enquanto passa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é saudada e aclamada pelos paraenses que acompanham a caminhada ou a assistem pelas janelas de suas casas.
  
   A despedida é sempre emocionante. Entre muitas orações e canções, os fiéis prestam suas últimas homenagens à Santinha. Em grande estilo, o Recírio encerra o Círio de Nazaré marcado por muita fé, fogos de artifício e pela espera da Festa no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário