quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campanha da Fraternidade 2012

Saúde pública será o tema da Campanha da Fraternidade de 2012


 
A Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) apresentou ontem, às 9 horas, em coletiva realizada na sede do órgão em Belém, a Campanha da Fraternidade 2012 (CF-2012). A ação religiosa do próximo ano tem como tema: “A Fraternidade e Saúde Pública”, e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. A ideia é instruir ainda este ano líderes de igrejas, comunidades e grupos religiosos do Pará e do Amapá sobre a temática. A campanha será lançada no dia 22 de fevereiro de 2012, data em que a Igreja Católica comemora o início da Quaresma (tempo litúrgico de conversão em que os fiéis devem se preparar para a festa da Páscoa).
Durante coletiva o Coordenador do Instituto de Pastoral Regional (Ipar), padre Lindomar Silva, relatou sobre situação da saúde hoje no Brasil. “A saúde é vista por muitos não mais como um direito do cidadão e, sim, como mercado. Parece que hoje só quem a possui são os que detêm dinheiro”, criticou. “O subsídio da Campanha da Fraternidade do ano que vem já está disponível nas livrarias católicas e ajudará a sociedade e as autoridades a discutir sobre o essa realidade”, completou.
Segundo o texto base da Campanha da Fraternidade 2012 o objetivo geral é “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma saúde saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias públicas no sistema público de saúde”.
O secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Norte 2, Lindomar Silva, lembrou que todos os anos a CF realiza uma ação concreta. “No domingo de Ramos a Campanha realiza o Dia Nacional da Coleta Solidária. Trata-se de uma arrecadação em dinheiro feitas pelos fiéis para ajudar os projetos sociais”, explicou.No próximo ano a campanha destinará os recursos prioritariamente a mudanças nas políticas públicas em relação à saúde. Projetos como “Ama a Amazônia, enquanto é tempo de sonhar”, “Vida que te quero na Amazônia”, que forma agentes e planta pastorais da AIDS nas dioceses de Bragança e Castanhal, respectivamente, são algumas das ações concretas criadas e mantidas pelas campanhas passadas.

 

Oração da CF 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário