quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coisas de Mãe


As histórias eram velhas, muito velhas! Tão velhas, que já tinham sido muitas vezes cosidas e remendadas. Eram longas histórias de retalhos.

Todos os dias, no começo da tarde, a menina adormecia no colo da mãe, embalada por uma canção que a seguiria ao longo de sua vida. Depois do jantar ficavam a ver o pôr do sol e a mãe contava uma história das que ouvira contar a seu avô, que as ouvira de seu velho pai, que as escutara de seu pai, mais velho ainda. Em cada dia, pacientemente, a mãe cosia e remendava o final da história. Vestia a história de novo e fazia o dia diferente!
O livro Coisas de mãe, da escritora portuguesa Sílvia Alves, agora editado por Paulinas, é um texto eminentemente poético que sustenta uma infância nutrida pelo afeto materno, enquanto o pai está longe de casa. Mãe e filha passavam os dias juntas: regavam a horta, apreciavam o cheiro das maçãs... E viviam e reviviam histórias - longas histórias de retalhos, como a da cigarra e da formiga... E havia muitas formigas e muitas cigarras - tantas que era possível inventar história para cada uma delas. Aos contos que a mãe contava vários pontos e muitos nós acrescentava.
O ilustrador João Caetano inventou paralelamente a sua história e imprimiu uma interpretação imagética ao conto de Sílvia, conferindo autonomia às imagens. Para tanto, utilizou várias técnicas de forma a seduzir o leitor para os cantos das páginas, para fora das molduras, para dentro da boca do lobo... Está feito o convite de Sílvia e João para uma viagem cheia de ternura e que não tem fim.
Título: Coisas de mãeAutora: Sílvia Alves
Ilustrador: João Caetano
Coleção: Além-mar - série Contos contados
Formato: 23,0 x 27,0
Páginas: 42
Código: 518140
ISBN: 9788535627398
Preço: R$ 28,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário