quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Despertar musical dentro da sala de aula


A música consegue associar as diversas habilidades: a da memória, a perceptiva e a inteligível, assim como despertar um ser mais humano e emocional.

Com explicações práticas e dinâmicas, Silvio Costta, autor de Educação sonora e musical: oficina de sons, compartilha com os educadores suas experiências como músico, principalmente nos trabalhos junto aos pequenos.
 
A partir de conceitos básicos, o autor se apoia na necessidade de envolvimento da arte-educação ligada aos sons e à música, cada vez mais presentes no ambiente escolar, pela própria evolução tecnológica dos equipamentos para que o professor possa, de maneira descomplicada, inserir em suas aulas atividades relacionadas à disciplina.
 
Segundo Silvio Costta, “em termos naturais, podemos afirmar que a música é uma estrada de duas vias, tendo em vista que constrói o conhecimento. No desenvolvimento psicomotor ela ajuda no aprimoramento da habilidade motora, no trato emocional, no trabalho rítmico, como também na descoberta corporal, através do gestual, do canto ou da ordem disciplinar no uso dos compassos musicais. No processo socioafetivo, a aproximação e a cooperação para com o grupo proporcionam a construção paulatina da autoestima, a segurança pessoal e o equilíbrio emocional”. 
 
Inserida recentemente na grade curricular do ensino fundamental, a Música associa diversas áreas do conhecimento, assim como desperta a sensibilidade e a cognição nas crianças; na construção de pessoas melhores e mais humanas.

TítuloEducação sonora e musical: oficina de sons
Autor: Silvio Costta
Editora: Paulinas
Coleção: Clave de sol - Série espaço musical
Formato: 21,0 x 28,0
Páginas: 72

Nenhum comentário:

Postar um comentário