terça-feira, 21 de agosto de 2012

A alquimia do "adultescer", na visão do jornalista Sérsi Bardari


Além de entreter e divertir a arte maior da literatura para juventude cumpre importante papel no processo de desenvolvimento da subjetividade das crianças e dos jovens.

Contribuir com pais, professores e educadores imbuídos no desenvolvimento de práticas de leitura que revelem e relevem a riqueza de significados presentes em narrativas literárias. Nesse sentido, a obra A alquimia do “adultescer”, agora editada por Paulinas, apresenta questões importantes nem sempre pensadas do ponto de vista da produção cultural destinada à juventude. Fundamentado nos estudos que buscam as relações do homem com seus símbolos, o autor, o professor e jornalista Sérsi Bardari, reafirma o valor da literatura no processo de formação e desenvolvimento da subjetividade dos jovens.
 
Por meio da análise de dois livros - O relógio do mundo e As aventuras de João sem Medo -, Sérsi demonstra que, do ponto de vista da natureza psíquica, a conquista da maturidade é processo universal e atemporal, porém, o modo desta expressar-se no mundo está diretamente ligado com a cultura de cada lugar e época. Para desenvolver seu raciocínio, o autor trabalhou com o pensamento de diversos estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento, tanto aqueles cujos trabalhos se ativeram à investigação do ego, quanto dos que foram além e professaram teorias a respeito do self e do processo de individuação.
 
Como bem resumiu professora Maria Zilda da Cunha na apresentação da obra, “Bardari, acaba por demonstrar como a literatura se configura como um portal para a redescoberta da aventura existencial humana, na busca de verdades ocultas, de algo que se embrenhou nos meandros labirínticos do imaginário e que convive com os segredos de novas ascensões simbólicas. Processo alquímico - como sangue que renova a carnadura humana e os processos de crescimento e maturação da psique”.
 
TítuloA alquimia do “adultescer” - A literatura para juventude como rito de passagem
Autor: Sérsi Bardari
Editora: Paulinas
Coleção: Re-significando linguagens
Formato: 15,5 x 23,0
200 págs.
Preço: R$24,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário