sexta-feira, 29 de julho de 2011

Juventude unida para mudar o mundo


            A Aliança Mundial da Juventude leva a Jornada Mundial da Juventude ao Parlamento Europeu

        A Aliança Mundial da Juventude (World Youth Alliance - WYA), uma organização internacional dedicada à promoção dos direitos humanos e solidariedade entre a juventude deu, recentemente, ênfase à importância global e efeitos positivos atingidos pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
        A 28 de Junho a WYA apresentaram perante o Parlamento Europeu um trabalho com base em depoimentos intitulado: “Solidariedade, Liberdade, Democracia… A experiência da JMJ e seus contributos para o projecto europeu”, realizado por dois antigos participantes com base na sua experiência na JMJ.
Leen Van Blauwen e Klemen Žumer, ambos jovens trabalhadores do parlamento europeu e comprometidos a viver a mensagem da JMJ, testemunharam a eficácia da mensagem da JMJ promulgada nas suas próprias vidas.
      Leen Van Blauwen trabalha actualmente para o Padre Piotr Mazurkiewisz, secretário-geral da COMECE (Comissão da Conferência episcopal da Comunidade Europeia). A sua primeira experiência com a JMJ foi em Roma, 2000, com João Paulo II. “Quando o Santo Papa nos chamou, aos jovens, durante a cerimónia de encerramento, “os discípulos do novo milénio e os guardiões da aurora” fiquei profundamente sensibilizada. Blauwen diz que depois deste encontro, ela mudou a sua vida para seguir este chamamento.
“Tudo isto está a arder no meu coração e eu não deixo de o aprofundar e transmito-o a outros e é assim desde que foi à JMJ, não só por mim mas para conseguir passar a mensagem de esperança a outros”. Blauwen testemunhou a importância da juventude na sociedade europeia através das mensagens positivas da JMJ e o apelo a uma cidadania responsável.

         Klemen Žumer trabalha como conselheiro de Joseph Daul MEP (Francês), Presidente do partido Europeu das Pessoas – Cristãs Democratas. A sua primeira experiência na JMJ foi em 1997 em Paris, França.

            Estes testemunhos receberam uma resposta positiva dos membros que reconheceram a importância da juventude e das suas capacidades para moldar o futuro. A JMJ foi reconhecida como uma experiência positiva de mudança de estilo de vida que é benéfica para toda a Europa devido aos valores que promove.

            O testemunho de Van Blauwen enfatizou o papel da religião como uma contribuição positiva para a União Europeia:

“Parece-me que ele, e Bento XVI com ele, encorajaram-nos a nós, jovens, dizendo que podemos fazer a diferença, que o futuro pertence-nos, não para sermos revolucionários mas para fazer o que Deus nos chama a fazer, estudar, trabalhar pelos outros, assumir responsabilidades políticas e sociais em pequenas organizações ou a nível superior.”

          A WYA vai organizar um espaço na JMJ, no “Love & Life Site” no Palácio dos Desportos, organizado pelos “Cavaleiros de Colombo” e pelas “Irmãs da Vida”. Aí, poderão realizar diversas actividades como “Excursões solidárias”, sessões de esclarecimento para jovens líderes acerca da compreensão do valor da dignidade humana. Irão continuar a actualizar o seu site com mais notícias e formas de se envolver no movimento da WYA:  www.WYAatWYD.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário