Cuatro Vientos converter-se-á numa grande festa
O espaço equivalente a 48 campos de futebol

Javier Cremades assegurou que as celebrações que se realizarão no aeródromo madrileno serão “uma grande festa”. Cremades destacou que “esta será a primeira parte da festa, já que o que se viver ali chegará a cada canto do mundo depois da JMJ”.
Esta celebração do Papa com os jovens, no sábado, às 20 horas, é um encontro festivo centrado em torno da Eucaristia. A custódia de Arfe, obra-mestra da ourivesaria espanhola cedida pela catedral de Toledo, será utilizada durante a celebração central da noite de sábado.
O aeródromo de Cuatro Vientos abrirá as portas no sábado às 12h da manhã para acolher os jovens que comecem a chegar para participar na celebração final da JMJ. A partir das 14 horas começará a animação a partir do palco principal que já está a ser montado no aeródromo. Durante a tarde uma equipa de mais de 20 jovens animará a multidão enquanto se espera pelas centenas de milhares de jovens que se encontrarão com o Papa em Madrid. Os participantes poderão disfrutar de actuações musicais dos vencedores do concurso “Madrid me encanta” e outros grupos vindos de todo o mundo. Antes da chegada do Papa realizar-se-á um flasmob com participação de mais de 100.000 pessoas.
Depois de terminadas as cerimónias de sábado os jovens passaram a noite no mesmo aeródromo. Em redor do lugar onde os jovens pernoitarão haverá 17 tendas de adoração eucarística nas quais os participantes poderão continuar com a vigília.
No dia seguinte terá lugar a missa de encerramento da JMJ, também presidida por Bento XVI, na qual participará o Coro e Orquestra sinfónica da JMJ que contarão com a colaboração do Orféon Donostiarra e da Escolanía de El Escorial. No final da missa o Papa dará a conhecer onde se realizará a próxima JMJ.
A pouco mais de um mês do começo da Jornada Mundial da Juventude os preparativos do aeródromo de Cuatro Vientos caminham a bom ritmo. Eva Hernández, directora de Infra-estruturas da JMJ, destacou que “a principal prioridade é garantir a segurança dos participantes”. Para isso foram enterradas as canalizações eléctricas e de água. O aeródromo contará com 8 postos de primeiros socorros que prestarão a primeira intervenção no próprio local. Os números equivalem à quantidade de pessoas esperada: 48 torres de som e 20 ecrãs gigantes permitirão que os jovens sigam as cerimónias com total segurança.
Hernández frisou em especial a atenção para com os jovens portadores de deficiência que assistirão à JMJ. Estes contarão com zonas especiais, uma para portadores de deficiência intelectual e física e outra para portadores de deficiência auditiva e invisual.
As inscrições para a Jornada encontram-se na recta final. Até ao dia de hoje há 420.000 inscritos. Para animar os indecisos lançou-se uma nova campanha que estará disponível na internet, rádio e imprensa. Recomenda-se que as inscrições que incluam alojamento e alimentação se realizem até ao dia 8 de Julho. Para a modalidade que não inclui alojamento nem refeições para os jovens procedentes de Espanha mantém-se um desconto de 50% até ao próximo dia 15 de Julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário