quarta-feira, 28 de março de 2012

ACEITE AMAR E SER AMADO

Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa, jogavam bolinhas de gude. Quando Júlio o menino mais novo disse ao irmão Ricardo:
- Meu querido irmão, eu te amo muito e nunca quero me separar de você!
Ricardo sem dar muita importância ao que Júlio disse, pergunta:
- O que deu em você moleque? Que conversa besta é essa de amar? Quer calar a boca e continuar jogando?
E os dois continuaram jogando a tarde inteira até anoitecer.
À noite o senhor Jacó, pai dos garotos chegou do trabalho, estava exausto e muito mal humorado, pois não havia conseguido fechar um negócio importante.
Ao entrar, Jacó olhou para Júlio que sorriu para o pai e disse:
- Olá papai, eu te amo muito e não quero nunca me separar do senhor!
Jacó no auge de seu mal humor e estresse disse:
- Júlio, estou exausto e nervoso, então por favor não me venha com besteiras!
Com as palavras ásperas do pai, Júlio ficou magoado e foi chorar no cantinho do quarto.
Dona Joana, mãe dos garotos, sentindo a falta do filho foi procurá-lo pela casa, até que o encontrou no cantinho do quarto com os olhinhos cheios de lágrimas. Dona Joana espantada começou a enxugar as lágrimas do filho e perguntou:
- O que foi Júlio, porque choras?
Júlio olhou para a mãe, com uma expressão triste e lhe disse:
- Mamãe, eu te amo muito e não quero nunca me separar da senhora!
Dona Joana sorriu para o filho e lhe disse:
- Meu amado filho, ficaremos sempre juntos!
Júlio sorriu, deu um beijo na mãe e foi se deitar.
No quarto do casal, ambos se preparando para se deitar, Dona Joana pergunta para seu marido Jacó:
- Jacó, o Júlio está muito estranho hoje, não acha?
Jacó muito estressado com o trabalho disse a esposa:
- Esse moleque só está querendo chamar a atenção... Deita e dorme mulher!
Então todos se recolheram para dormirem sossegados.
Mas, no quarto dos irmãos, ouvia-se algo:
- Seu louco, apaga essa luz e me deixa dormir!
Gritou Ricardo para Júlio.
Júlio em silêncio obedeceu o irmão, apagou a luz e se dirigiu ao quarto dos pais...
Chegando ao quarto de seus pais acendeu a luz e ficou observando seu pai e sua mãe dormirem.
O senhor Jacó acordou e perguntou ao filho:
- O que aconteceu Júlio?
Júlio em silencio só balançou a cabeça em sinal negativo, respondendo ao pai que nada havia ocorrido.
Daí o senhor Jacó irritado perguntou ao Júlio:
- Então o que foi moleque?
Júlio continuou em silêncio. Jacó já muito irritado berrou com Júlio:
- Então vai dormir seu moleque!
Júlio apagou a luz do quarto se dirigiu ao seu quarto e se deitou.
Na manhã seguinte todos se levantaram cedo, o senhor Jacó iria trabalhar, a dona Joana levaria as crianças para a escola e Ricardo e Júlio iriam à escola... Mas Júlio não se levantou.
Então o senhor Jacó, que já estava muito irritado com Júlio, entra bufando no quarto do garoto e grita:
- Levanta seu moleque vagabundo!
Júlio nem se mexeu.
Então Jacó avança sobre o garoto e puxa com força o cobertor do menino com o braço direito levantado pronto para lhe dar um tapa quando percebe que Júlio estava com os olhos fechados e que estava pálido.
Jacó, assustado, colocou a mão sobre o rosto de Júlio e pôde notar que seu filho estava gelado.
Desesperado Jacó gritou chamando a esposa e o filho Ricardo para ver o que havia acontecido com Júlio...
Infelizmente o pior. Júlio estava morto e sem qualquer motivo aparente.
Dona Joana desesperada abraçou o filho morto e não conseguia nem respirar de tanto chorar. Ricardo desconsolado segurou firme a mão do irmão e só tinha forças para chorar também.
Jacó em desespero soluçando e com os olhos cheios de lágrimas, percebeu que havia um papelzinho dobrado nas pequenas mãos de Júlio. Jacó então pegou o pequeno pedaço de papel, no qual havia algo escrito com a letra de Júlio. Dizia:
"Outra noite Deus veio falar comigo através de um sonho, disse a mim que apesar de amar minha família e dela me amar, teríamos que nos separar. Eu não queria isso, mas Deus me explicou que seria necessário. Não sei o que vai acontecer mas estou com muito medo. Gostaria que ficasse claro apenas uma coisa:
- Ricardo, não se envergonhe de amar seu irmão.
- Mamãe, a senhora é a melhor mãe do mundo.
- Papai, o senhor de tanto trabalhar se esqueceu de viver e de amar aqueles que tanto te amam ! - Eu amo todos vocês!"
.
Comentário do Blog:
Quantas vezes não temos tempo para amar nem para receber o amor que nos é ofertado?
Talvez quando acordarmos possa ser tarde demais... mas, ainda há tempo para você pai, mãe, filhos, que estão lendo essa mensagem! Então...
Estão esperando o que ?

Família e escola: juntas na prevenção das dependências

O autor é taxativo: a melhor forma de educar é dar bons exemplos.


Tratar um vício e suas consequências é possível, mas exige alto empenho pessoal e financeiro. Muitas substâncias podem transformar-se em situações de risco para os adolescentes: cigarro, álcool, drogas ilícitas e até mesmo medicamentos atuam quimicamente sobre o cérebro, afetando o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção. A partir da tese de que ‘é melhor prevenir do que remediar’, especialista em pedagogia e bioética, Antonello Vanni lança por Paulinas a obra Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadores.
Com muitas referências e fundamentação em pesquisas recentes, o autor é firme nas suas afirmações e na descrição das consequências psicofísicas do consumo de substâncias lícitas ou ilícitas, bem como do uso imoderado da tecnologia. Recheado de conselhos e sugestões para a implantação de programas eficientes de prevenção, o texto traz dicas que ajudam os responsáveis a perceberem se há algo errado com os adolescentes e a enfrentarem as dificuldades de comunicação entre as gerações e os dilemas de conciliar responsabilidade e liberdade, a lidar com a influência de outras forças e pessoas. Vanni relembra sempre que a melhor forma de educar é através de bons exemplos.
Ao final, o livro traz referências, nacionais e do exterior, de diversos serviços de informação e assistência na área de combate e tratamento de dependência. Os testemunhos de pais e educadores que já tiveram a oportunidade de ler o livro no idioma original classificam-no como excelente, “repleto de conselhos úteis e de detalhes técnicos, com soluções e conselhos práticos, um texto acessível a qualquer leitor, que evidencia a importância da família e da escola na prevenção das dependências”.

Título: Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadoresAutor: Antonello Vanni
Editora: Paulinas
Coleção: Psicologia familiar
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 312
Cód.: 519197
Preço: R$ 26,50

terça-feira, 27 de março de 2012

Um livro para entender, celebrar e bem viver a Eucaristia

Vinte anos de promoção intensa da vida litúrgica na Igreja por parte do padre José Raimundo de Melo renderam uma obra indispensável para quem almeja aprofundar conhecimentos e desenvolver pleno amor pelo supremo mistério da Eucaristia.


A obra A missa e suas partes - Para celebrar e viver a Eucaristia, que chega por Paulinas, possui, assim, as marcas do nosso povo que, com suas questões, seu entusiasmo e intenso desejo de se aperfeiçoar na arte litúrgica, enche os auditórios para ouvir as conferências do autor. Não deixa, porém, de plantar-se na nova noção de liturgia e sacramento oferecida pelo Concílio Vaticano II à Igreja de nossos tempos. Sempre que possível, enfoca o sentido litúrgico e estabelece o percurso histórico do rito, evidenciando o novo significado dado pelo Concílio.
Melo não deixa o leitor inerte. Com discrição, o faz avançar até um conhecimento adulto das coisas da Igreja. As várias partições da Eucaristia, começando pelos ritos de ingresso, passando pelas liturgias da Palavra e eucarística até os ritos finais e pelo apelo à missão no mundo, são aqui metodologicamente apresentadas. Em seguida, discorre sobre a organização do ambiente para a Missa. Aí, são enfocados temas que importam diretamente à comunidade celebrante, entre eles a questão da linguagem dos gestos e dos símbolos na liturgia, as vestes e os objetos, o incenso e seu uso na celebração e o tema nem sempre bem compreendido por todos sobre as imagens postas à veneração dos fiéis. Todo o conjunto conclui-se com a apresentação dos vários ministérios que se fazem presentes e atuantes na liturgia eucarística.
Título: A missa e suas partes - Para celebrar e viver a EucaristiaAutor: José Raimundo de Melo
Coleção: Jesus Mestre
Formato: 16,0 x 23,0
Páginas: 152
Código: 520098
Preço: R$ 17,80

DEUS NUNCA NOS ABANDONA

 Há muito tempo atrás, um certo homem havia sido preso por professar a sua fé. Dentro da prisão ele aguardava sua execução e chorava, porque nunca mais veria sua família. Somente porque ele queria levar a palavra de Deus a todos.
Nisso um anjo lhe apareceu e lhe disse:

- Por que sofres tanto, por acaso não crês mais?
- Ora, não há mais saída para mim, amanhã me julgarão de uma maneira injusta, serei condenado de qualquer maneira, sei que me darão dois papéis onde eu terei que escolher um que terá a minha sorte, eles dizem que se eu realmente estiver com Deus eu tirarei o papel escrito LIVRE. Porém eu sei que nos dois papéis só existe uma palavra escrita, CONDENADO, sendo assim qualquer um deles me matará!!!!
E o anjo respondeu:
- Não perturbe vosso coração, creia no Senhor, se conserve em oração durante toda essa noite, peça perdão e Ele lhe mandará a sua luz...
O homem então rezou a noite toda, pediu, e sossegou o seu coração; mas a saída não lhe aparecia, porém ele sabia que somente com o coração em paz poderia ouvir a Deus.
No dia seguinte foi encaminhado para o julgamento; ele se defendeu, mas, os outros o condenaram e lhe trouxeram os dois papeis, ele pegou um já sabendo o que estaria escrito; nisso uma luz enorme se apresentou diante dele e lhe disse aos ouvidos, coma o papel... Ele não hesitou e comeu.
Todos ficaram perplexos. Como saberiam o que estava escrito no papel se ele o engoliu!
- Ora, disse o homem, é fácil, leiam o outro papel, se lá estiver escrito CONDENADO, significa que engoli o papel escrito LIVRE...
Os homens da lei vendo que não podiam assumir suas culpas diante de todas as pessoas humildes presentes, foram obrigados a libertar naquele dia aquele homem que realmente se deixava guiar por DEUS.

Comentário:
Por mais difícil que se apresente o problema, Deus sempre nos oferece uma saída.
Façamos a mesma coisa, ao invés de ficarmos lamentando, falando e pensando em coisas ruins, vamos firmar nossos pensamentos e principalmente o nosso coração em Jesus e permitir que somente Ele faça prodígios em nossa vida...

sexta-feira, 23 de março de 2012

UMA FLOR RARA

 Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo o que queria...
Um marido maravilhoso, um filho perfeito e lindo, um emprego de grande projeção e que lhe pagava muitíssimo bem; uma família unida e amorosa.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso.
O trabalho e os afazeres, lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em alguns aspectos importantes.
Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava do filho; se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...
Sua vida começou a ficar vazia, embora continuasse trabalhando muito.
E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente:
Uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.
E disse a ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito. Mais do que você possa imaginar!
- Você só terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando...
- As vezes, conversar um pouquinho com ela, e ela te dará esse perfume maravilhoso e esse lindo visual.
A jovem ficou muito emocionada, pois a flor era de uma beleza sem igual.
Mas, o tempo foi passando, os problemas continuavam a surgir, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa, olhava a flor, e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas... Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos... A flor morreu !
Ela chegou em casa e levou um susto ! A flor estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amareladas.
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então, respondeu:
- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor daquela, pois não existe outra igual a ela, ela era única, assim como seu filho, seu marido e sua família...
- Todos são bençãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos morrem.
- Você se acostumava a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.
- Filha, cuide das pessoas que você ama ! Se não um dia...

Comentário do Blog:
E você...?
Tem cuidado das "flores" que Deus te deu ?
Quantas bençãos Deus colocou no jardim da sua vida...! Você está cuidando delas?
Olhe para as "flores raras" que Deus te deu... Cuide de cada uma delas, com carinho, dedicação e amor.
Assim o jardim da sua vida permanecerá sempre florido, com a graça de Deus !

Gatos contam aos pequenos os segredos para viver bem

Não importa o que acontece: gatos sempre andam com cabeça e rabo erguidos, como a dizer: "Eu sou mais eu! Já resolvi o problema!" - (mesmo que o problema seja o ridículo do cachorro do vizinho). 

É cada vez maior o número de crianças afetadas por estresse e até mesmo depressão, seja em função do nível de exigência cada vez maior e das inúmeras atividades a que são submetidas, seja em decorrência de suas características pessoais. E se para adultos é difícil lidar com esse tipo de problema, para os pequenos é ainda mais complicado, pois em geral não conseguem nem mesmo explicar o que sentem.
A obra Calmos e tranquilos, da terapeuta e educadora Mary L. Williams e editada por Paulinas, apresenta os felinos em diversas situações: tirando uma soneca, alongando-se, enfrentando adversários, brincando, sendo assertivos, expressando emoções, demonstrando independência, amizade e persistência. Ao observar e compreender o significado de cada uma dessas atitudes, a criança tem a oportunidade de analisar suas próprias reações e descobre como se acalmar diante de situações exigentes, de adversidades e conflitos.
Com as divertidas ilustrações do publicitário Laurence Esgalha, a criança também aprende que é importante brincar e ter amigos, ser honesta consigo mesma e com os outros, reconhecer suas emoções e pedir ajuda quando necessário. Ao final, um pequeno guia ajuda os pais a observar o comportamento dos filhos e detectar prováveis sintomas de estresse ou baixa autoestima, possibilitando uma assistência rápida e positiva.
TítuloCalmos e tranquilos - Como acalmar-se e lidar com o estresse seguindo o exemplo dos gatosAutora: Mary Williams
Ilustrador: Laurence Esgalha
Coleção: Sementinha
Formato: 23,0 x 20,0
Páginas: 32
Código: 517453
Preço: R$ 18,90

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta quarta-feira

Diversas ações educativas são realizadas em todo o Brasil nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Atualmente, a data ganha boa notícia – com os avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores da modificação genética subiu de cerca de 15 anos, em 1947, para 70. Os dados são da Santa Casa de São Paulo.
No Congresso, o tema será abordado durante todo o dia. Segundo dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no país supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos. A variação deve-se ao fato de a incidência do distúrbio aumentar em filhos de mulheres mais velhas.
Segundo Juan Llerena, médico geneticista do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 60% dos casos ocorrem em mães com mais de 35 anos. “Em jovens, a probabilidade é de um bebê com down para cada 1752 partos. Aos 40, o risco sobe de um para 80”, exemplifica o médico.
O transtorno pode ser detectado já nos exames pré-natais e confirmado através de avaliações laboratoriais após o parto. Estes procedimentos indicam ainda a severidade do distúrbio e a possibilidade de o casal ter outra criança com a síndrome.
Reação dos pais
Ainda hoje, apesar das campanhas de esclarecimento e de desmistificação da Síndrome de Down, muitos pais ainda se sentem inseguros ao receber a notícia de que os filhos têm o transtorno. É o que relata a psicóloga Ceci Cunha, do Serviço de psicologia médica do Instituto Fernandes Figueira.
“Os pais tendem a idealizar uma imagem de seus filhos e qualquer criança que saia deste padrão esperado os choca. Muitos se questionam o porquê, se sentem culpados por ter desejado ou não a gravidez e querem saber o que teriam feito de errado. Têm medo de que o mesmo possa ocorrer em uma futura gravidez. Então nós conversamos, tentamos compreender o que a criança representa na vida deles e iniciamos um trabalho de apoio. É um longo processo, mas com o tempo eles costumam aceitar melhor”, conta.
Características
Indivíduos com Síndrome de Down podem apresentar algumas ou todas as características ligadas ao distúrbio. Entre elas estão o comprometimento intelectual, dificuldades motoras e na articulação da fala, rosto arredondado, mãos e orelhas pequenas, além de olhos semelhantes aos de orientais. Também estão mais suscetíveis a determinadas doenças. “Cerca de 40% tem doenças cardíacas estruturais, um índice muito maior do que o registrado na população em geral. Também são muito comuns os problemas na glândula da tireóide em mulheres com down", aponta Llerena.
A sexualidade dos portadores do distúrbio não é muito diferente da dos que não a possuem. “A puberdade começa na mesma época que outros pré-adolescentes, o que muda é a probabilidade dos óvulos, por exemplo, amadurecerem”, explica.
Desenvolvimento
As crianças com síndrome de down devem ser submetidas a uma terapia que envolve profissionais de diversas disciplinas - fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia- para superar as dificuldades impostas pelo distúrbio. Quanto à educação, até a fase de alfabetização, deve ser como a de qualquer outra pessoa.
Embora não tenha cura, o avanço na medicina permitiu um grande aumento na expectativa de vida. De 15 anos, em 1947, subiu para 50, em 1989. Hoje, há pessoas que viveram até os 70 anos com o transtorno.
Romário
Estrela da Copa de 1994, Romário começou a carreira como deputado-federal em 2010. Foi visto por muitos com desconfiança, mas sua atuação na fiscalização dos preparativos para a Copa de 2014 e o engajamento na luta pelos direitos das pessoas com deficiência fizeram com que fosse eleito um dos melhores parlamentares do país. Romário é pai da menina Ivy, 6 anos, que têm síndrome de Down.
“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse em discurso no Congresso.
Romário é autor de diversos projetos em defesa das pessoas com necessidades especiais. Entre outras, sugeriu a adoção de campanhas regulares para combater a discriminação e o incentivo às práticas paradesportivas.  Ao conseguir garantir ingressos gratuitos para portadores de deficiência na Copa, chorou: "maior vitória do meu mandato".

Um espetáculo de ritmo Down com braile

Sabe por que todos os dançarinos ganharam o concurso de dança? Porque os Downs não competem, só se divertem!
Quando uma criança se depara com algo diferente, normalmente reage rapidamente questionando, querendo saber o porquê. Com Aninha não foi diferente. Ela conheceu uma nova amiga na escola: Andréa Karina, a Cuca. Logo percebeu que ela é uma menina "um pouco diferente" dos outros amiguinhos, e, igualmente, muito divertida, alto astral, falante, animada mesmo!
No livro Dança Down, a doutora em Lingüística Cláudia Cotes conta para crianças que enxergam e não enxergam um pouco do ambiente escolar de Cuca e Aninha. Cuca tem Síndrome de Down. Escreve de um jeito estranho. A professora explica que Cuca não consegue fazer algumas coisas igual a todo mundo, como ler e escrever ou resolver contas, mas pode fazer outras coisas muito melhor que ela, Aninha.
Matutando, a menina chega em casa e pergunta à mãe em que sua nova amiguinha pode ser melhor que ela. "Ora, Aninha, pergunte pra ela!". Cuca lhe revela um desses talentos: sabe dançar! E na mesma hora começa a dançar... sem parar... Todos percebem a ginga da garota e param para assisti-la. Depois disso, muita coisa legal passa a acontecer na escola!
Cláudia Cotes, na voz de uma menina sem a síndrome, "brinca" com a palavra down, criando neologismos: showdown, downvertido, downçar. O texto é divertido, tem seu lado poético e, além disso, também está escrito em braile, para mais gente com deficiência visual acompanhar o que acontece na escola depois da chegada de Cuca. Sempre por perto, o artista plástico Dimaz Restivo cuidou de registrar as situações que a pequena bailarina cria ao longo das páginas.
Após escrever muitos livros sobre inclusão, Cláudia, que perdeu um irmão com Síndrome de Down no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (em 2004), continua inconformada com a lentidão com que as coisas vêm ocorrendo no Brasil em relação ao universo das crianças deficientes.  "Na Inglaterra, há uma feira inteira sobre livros e materiais para crianças que têm problemas", compara ela, que foi a primeira escritora a lançar um livro em tinta e braile no Brasil - Dorina viu (na Bienal de 2006, também por Paulinas Editora).
Cláudia, entretanto, nem comemora os dez livros que já publicou sobre inclusão - "nada diante dos tantos que já escrevi". Lidando com a deficiência desde criança, fundou a ONG Vez da Voz (www.vezdavoz.com.br) que busca a inclusão de crianças deficientes. Mãe de Carolina e Victor, aprendeu com o irmão Paulo muitas coisas legais, entre elas - e talvez a mais bacana: entender que as diferenças fazem parte da vida - da minha, da sua, da nossa!
A autora - Cláudia é formada em Letras, Fonoaudiologia e Lingüística. É responsável pelo setor de Laringologia e Voz do Instituto de Otorrinolaringologia Penido Burnier, especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) e presta assessoria à EPTV (afiliada da Rede Globo).
O ilustrador - Dimaz Restivo é artista plástico e diretor da ONG Vez da Voz. Cursou Jornalismo, estudou técnicas de ilustração, desenho acadêmico e pintura contemporânea. É ator-pesquisador, participou de exposições e teve trabalhos de cartuns e caricaturas selecionados em salões de humor, com reconhecimento também na Itália, no Irã e na China.

Título: Dança Down
Autora: Cláudia Cotes
Ilustrador: Dimaz Restivo
Coleção: Fazendo a diferença
Formato: 22,0 x 16,0
Páginas: 24
Preço: R$ 16,60

O bê-á-bá para uma educação de fé

Subsídio para catequese de iniciação cristã

Os princípios mais importantes para a iniciação cristã são apresentados nesta coleção, indicada a muitos catequistas que anseiam por subsídios que os ajudem a preparar para o exercício de sua nobre missão. Em linguagem simples e acessível, esses subsídios propõem uma catequese que não se esgota na mera recepção dos sacramentos, mas desperta a reflexão para uma permanente união entre fé e vida.


Sou batizado... e daí?
O batismo não acaba nem se esgota naquela escassa meia hora da celebração. O sacramento deixa um sinal para sempre, cujas consequências o batizado está chamado a viver durante toda a existência. Obra ajuda a descobrir o valor, a beleza e a responsabilidade de ser batizado e a agradecer ao Pai que o chamou para a grande família dos filhos de Deus. Apresenta a Catequese sobre o sacramento do Batismo, o simbolismo da celebração, os efeitos do sacramento, a iniciação cristã dos adultos e uma breve introdução sobre a linguagem sacramental.

O Creio e o sacramento da Crisma
 
Muitos se aproximam da Crisma sem o conhecimento doutrinal das bases de nossa fé, contidas na oração do Creio. Dirigido particularmente aos jovens, livro traz breve explicação dos artigos do Creio, aborda o sacramento da Crisma, a atuação do Espírito Santo e o simbolismo da celebração litúrgica deste sacramento.






O Pão da vida
 
Autor fundamenta na Bíblia a Eucaristia, mostrando a unidade entre o memorial do sacrifício de Jesus na cruz e sua continuidade neste sacramento. Conclui com a reflexão da vivência dominical do sacramento.








Festa do Perdão

Que tal fazermos do sacramento da Penitência um momento alegre de reconciliação e ressurreição para uma nova vida, e não uma obrigação penosa? Como o filho pródigo, reconhecemos as próprias faltas e assumimos atitudes de conversão e mudança, e este é, portanto, o momento de retorno para os braços de um Pai amoroso. Obra reúne explicação das etapas que o penitente percorre para celebrar o sacramento da Penitência: noção de pecado, exame de consciência, arrependimento, propósito, confissão e penitência.

Título: Coleção Cartilhas
Autor: Walter Ivan de Azevedo
Preço: R$ 5,00 cada